Raimundo Cela

Padrão

Raimundo Brandão Cela nasceu em Sobral, Ceará em 1890. Mudou-se para Fortaleza em 1906, estudou no Liceu Cearense onde se diplomou bacharel em Ciências e Letras. Matriculou-se, em 1910, na Escola Nacional de Belas Artes como aluno livre no Rio de Janeiro, estudou com Zeferino da Costa, especialmente, desenho com modelo vivo, e com Eliseu Visconti e Batista da Costa, a pintura. Ao mesmo tempo, inscreveu-se na Escola Politécnica, pois queria se tornar engenheiro. “Na Europa, estudou gravura com FRANE BRANGWYN, pintor, gravador e litógrafo inglês. Ganhou Medalha de Prata, em 1916, e em 1917, ganha Prêmio de Viagem ao Exterior no Salão Nacional de Belas Artes.” Fonte: Guia CE

 

Tela de Raimundo Cela

Tela de Raimundo Cela

“A pintura de Raimundo Cela consagra motivos regionais cearenses – pescadores, jangadeiros, beiras de praias com coqueiros, tipos nordestinos -, tratados com grande realismo, com auxílio de um desenho correto e de um colorido subordinado à realidade. Certo rústico expressionismo se evola dessas obras sólidas, que estilisticamente se situam à margem do modernismo, mas que ainda assim conseguem convencer pelo que possuem de íntima energia, de sinceridade e de emoção.” Fonte: Guia CE

Ilustração de Raimundo Cela

Tela de Raimundo Cela

Após sua morte (em 1954, no Rio de Janeiro), é criada a Casa Raimundo Cela, Centro de Artes Visuais, em Fortaleza, onde ocorre, em 1970, uma mostra de artistas cearenses com o lançamento de uma monografia sobre o artista. Em 2004, é lançado o livro Raimundo Cela: 1890-1954, de autoria de Estrigas, pela editora Pinakotheke. “Informações do site Itaú Cultural

Significativo acervo de sua obra pode ser visto no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza.

Av. da Universidade, 2854
Benfica – Fortaleza – CE
Fone: (85) 3366-7481
Fax: (85) 3366-7610
webmauc@mauc.ufc.br

Fonte:
Itaú Cultural
Guia CE
Pesquisa e Texto: Roberto Galvão – Artista Plástico e Pesquisador

Anúncios

Sobre Natália Soares

Amante de cores e traços que descrevem, insinuem e estimulem sentimentos. Amo compartilhar criações, momentos, estudos, homenagens, inspirações, ideias, sobre design, artes e tecnologia. Sou Web Designer formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e atualmente especializando meus conhecimentos cursando MBA em Design Gráfico e Digital ambos pela Universidade de Fortaleza.

»

  1. Que bom que seu colégio estimula os alunos a buscarem novos conhecimentos, Letícia! Continue buscando “coisas mais interessantes” : )
    Eu acho o trabalho do Raimundo Cela magnífico, Lucas! Por isso postei aqui no blog! E ainda por cima ele é cearense como eu! : ) É uma grande inspiração pra mim!

  2. o meu colegio passou um trabalho para conhecer raimundo cela e aldemir martins
    gostei muito estou aprofundando mais sobre eles ,

    • Que bom, Ivens! Sempre adorei Raimundo Cela! Aldemir Martins também é maravilhoso, vou falar dele em breve aqui no blog! Desde quando fui estimulada a pesquisar sobre artes, também gostei e me aprofundo sobre esse tema ainda hoje! Abraços e boas pesquisas! : )

  3. Quero dizer à Letícia que postou um comentário acima que fazer pesquisa, ler, escrever é tudo de bom, principalmente quando se trata de alguém que se destacou no nosso estado e fora dele com sua arte maravilhosa, além disso nasceu no Ceará. É louvável que sua escola queira que os alunos conheçam e valorizem o que é nosso. Ler nos ajuda também escrever melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s