Antoni Gaudí em Barcelona

Padrão

Tá. Não tem como eu não falar sobre Gaudí porque eu sou completamente apaixonada por ele. Cada traço, curvas e cores que ele utilizou me encantam completamente. Sem palavras para descrever La Sagrada Familia, Parc Güell, La Pedrera (ou Casa Milà) e Casa Batlló. Se você for para Barcelona (ou não) vai ficar encantado com tudo isso. Uma amiga que é de Girona (cidade vizinho a Barcelona) me contou tudinho que ela sabe sobre as obras que embelezam ainda mais as ruas de Barcelona. Gracias Assumpta pelas dicas e curiosidades! : ))

Vista do Parc Güell Foto: Natália Soares

Primeiro não consegui descobrir como se pronunciava Parc Güell, então ela me ensinou que fica algo como (párqui Guél – com entonação no “R” e no “L”). Ela me contou que esse parque foi inicialmente construído para ser um condomínio de casas, acredito eu de moradores ricos de Bacelona.

Parc Güell Foto: Hildeberto Mendonça

O Parque é lindo! É lá onde você encontra o “calanguim” do Gaudí (com todo respeito). É lá também onde está a antiga casa de Gaudí que ele morou e hoje é aberta para visitantes curiosos e funciona como um museu. Cada coluna, cada degrau, cada pózinho de areia encanta! A vista também é inspiradora… dá pra ver Barcelona quase toda lá de cima. (Esqueci de comentar que você sobe uma rampa sem fim? Vale a pena, viu).

Dragão de Gaudí. Parc Güell

Casa de Gaudí no Parc Güell Foto: Hildeberto Mendonça

A avenida para ir à Casa Batilló e La Pedrera é a mesma: Passeig de Gràcia (em catalão) ou Paseo de Gràcia. A Casa Batlló é situada no número 43 e La Pedrera no número 92 desta avenida. Entrem lá. É indescritível. : )) Mas antes disso, dá pra dar uma boa espiada por dentro da Casa Batlló (clicando no link, si us plau) e de La Pedrera… bem, não achei um site oficial e nem o google tem imagens por dentro (claro que não porque é proibido tirar fotos lá dentro) e bem… imagina só como deve ser… : )

Casa Batlló

La Pedrera Foto: Hildeberto Mendonça

Da para acreditar que La Sagrada Familia é uma obra inacabada de Gaudí? Dá pra acreditar que ele completou apenas 15% da obra? É, mas continuaram por ele. Esta obra teve início em 1883 (sim, 1883) e ainda após a sua morte em 1926 ele “ainda” não havia completado. O arquiteto Jordi Bonet (que está nesse projeto a quase 3 décadas) deu continuidade a construção seguindo os modelos que Gaudí havia deixado, porém, em alguns momentos os arquitetos e engenheiros ainda encontram dúvidas e incertezas se era “dessa forma” que Gaudí queria. A previsão para o fim da construção da Basílica é para 2026, no centenário de morte de Gaudí.

La Sagrada Familia Foto: Albert Gea/Reuters

La Sagrada Familia atualmente está em obras que podem ou não desestruturar a estabilidade da Basílica pois estão estudando a possibilidade da construção de um túnel para a passagem de trem abaixo da mesma. É um assunto bastante polêmico e delicado. La Sagrada Familia merece muita atenção e cuidado não podendo expor ao risco de destruição. Espero que cuidem da estabildiade da nossa Sagrada Família.

Em Barcelona também indico visitar o Palau de la Musica Catalana, não é uma obra de Gaudí (embora pareça) mas é igualmente bela, colorida e perfeitamente acabada desenhada por Lluís Domènech i Montaner. Vale a pena entrar. As obras de Gaudí e de Domènech são semelhantes porque foram desenvolvidas no modernismo catalão. O que faz com que toda a catalúnia tenham orgulho de tudo isso.
Pra finalizar, passar algunas horas em Barceloneta é um “must-do”.  : ))

Fonte:
http://www.casabatllo.es/
http://www.sagradafamilia.cat/
http://www.palaumusica.org/
http://www.hildeberto.com/

Anúncios

Sobre Natália Soares

Amante de cores e traços que descrevem, insinuem e estimulem sentimentos. Amo compartilhar criações, momentos, estudos, homenagens, inspirações, ideias, sobre design, artes e tecnologia. Sou Web Designer formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e atualmente especializando meus conhecimentos cursando MBA em Design Gráfico e Digital ambos pela Universidade de Fortaleza.

»

  1. Parabéns pelo novo espaço, Natália. Essa matéria ficou muito boa…faz a gente sentir que os extraterrestres as vezes não fazem falta por tanta coisa bacana que tem nesse planeta ainda pra ser descoberta:) A arte por exemplo :)

  2. Opa! J’a tenho roteiro feito pra quando for pra Barcelola!!! =D
    Parabéns pelo blog!
    P.S: Adorei a parte do “calanguim”!!! Hehehehehe!

    • Hehehe! Oba Igor! Que bom que gostou! É “calanguim” com todo respeito! Hehehe! : )) Obrigada pelos elogios! Fico muito feliz que gostaram!
      É Jota! Parece até que o Gaudí era o próprio extraterrestre! ; ))

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s